terça-feira, 3 de junho de 2014

Possíveis acidentes com cada tipo de catador



O trabalho de catadores de resíduos sólidos recicláveis gera um precário sustento embora seja um trabalho de suma importância, pois de acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões (imagine a nossa vida sem essas pessoas!) e alguém que meche com lixo todos os dias adoece muito facilmente agravando ainda mais a condição de vida desses catadores. 


Observou-se no lixão do distrito Federal que a maioria dos catadores já se acidentou no trabalho (55,5%) e que eles têm noção dos perigos do ambiente de trabalho (95,0%) também alegam não receberem EPI - Equipamentos de Proteção Individual (51,7%). 


Há alguns tipos de catadores:


  • Trecheiros:  Que vivem no trecho entre uma cidade e outra, recolhendo materiais recicláveis.
  • Catadores do lixão: Fazem seu horário, catam materiais recicláveis há muito tempo ou só quando estão sem serviço.

  • Catadores individuais:  Catam materiais recicláveis por si, independentes, puxam carrinhos (próprio ou emprestado) pelas ruas.
  • Catadores organizados: Trabalham em grupo onde todos são dono do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização como cooperativas, associações, ONGs ou OSCIPs.

E para cada tipo de trabalhador existem acidentes que eles estão sujeitos a sofrer e alguns desses tipos de trabalho estão sujeitos a muitos riscos ambientais, como biológicos, químicos, ergonômicos e os próprios acidentes.


Alguns dos acidentes que os trecheiros estão sujeitos são: atropelamentos nas estradas, doenças, mordidas de animais, (ratos, gatos e cães ) picadas de insetos e cortes.

Acidentes envolvendo os catadores do lixão são: doenças , mordidas de animais, (ratos, gatos e cães ) picadas de insetos e cortes.


Possíveis acidentes com os catadores individuais são: atropelamentos nas ruas, doenças, mordidas de animais, (ratos, gatos e cães ) picadas de insetos e cortes.


Os catadores organizados como estão em grupo, com o tempo adquirem equipamentos, como as máquinas de prensagem, portanto podem sofrer além destes acidentes citados outros mais como: Perdas de membros, cortes mais agravados, choques elétricos e queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário