terça-feira, 3 de junho de 2014

Acidentes de trabalho




Consideram-se Riscos Ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho, mas este blog foi criado com o intuito de se deter apenas aos acidentes de trabalho com os catadores de resíduos sólidos, portanto trataremos o que é um acidente de trabalho e os tipos de catadores com prováveis acidentes.

É considerado acidente de trabalho o acidente que se verifique (acontece) no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte ou redução na capacidade de trabalho ou de ganho.

Também é considerado acidente de trabalho quando acontece algo com o trabalhador na ida para o trabalho e na volta do trabalho, na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito econômico para a entidade empregadora, (algo que o trabalhador esteja fazendo que a empresa ganhe dinheiro) no local de trabalho, quando no exercício do direito de reunião ou de atividade de representante dos trabalhadores, no local de trabalho, quando o trabalhador está fazendo Curso de formação profissional com frequência ou, fora do local de trabalho, quando existe autorização do empregador para tal frequência, em atividade de procura de emprego durante o horário concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso e fora do local ou do tempo de trabalho, quando verificado na execução de serviços determinados pela entidade empregadora ou por esta consentida.

Causa de acidentes:
- Ato inseguro
- Condição insegura

ATO INSEGURO
                 É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas, excesso de confiança, falta de atenção, dirigir a altas velocidades e outros.
























CONDIÇÃO INSEGURA
                É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados, falta de limpeza e higiene. 



















                                     Estatísticas de Acidentes







2 comentários:

  1. De onde você tirou que "atividade de procura de emprego durante o crédito de horas"? Isso é um projeto de lei no Brasil e é decreto -lei em Portugal, não sendo válido aqui.

    ResponderExcluir
  2. De onde você tirou que "atividade de procura de emprego durante o crédito de horas"? Isso é um projeto de lei no Brasil e é decreto -lei em Portugal, não sendo válido aqui.

    ResponderExcluir