quarta-feira, 4 de junho de 2014

Coleta seletiva


Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.



De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. 


RECICLAGEM


É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Além de preservar o meio ambiente, a partir do momento que minimiza a retirada de nova matéria prima, também gera riquezas aos catadores de materiais recicláveis

Materiais recicláveis:


Plásticos:

- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;

- Potes de creme, xampu, condicionador;

- Tubos e canos;

- Brinquedos;

- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;

- Isopor.


Metais:

- Molas e latas;

- Latinhas de cerveja e refrigerante;

- Esquadrias e molduras de quadros.


Papel e papelão:

- Jornais, revistas, impressos em geral;

- Papel de fax;

- Embalagens longa-vida.


Vidro:

- Frascos, garrafas;

- Vidros de conserva.


Materiais não recicláveis:

- Cerâmicas;

- Vidros pirex e similares;

- Acrílico;

- Lâmpadas fluorescentes;

- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)

- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;

- Fotografias;

- Espelhos;

- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);

- Fitas e etiquetas adesivas.



Como separar o lixo doméstico?


Muita gente pode achar que é besteira saber separar o seu lixo, mas não é , é uma questão importante e que deve ser levada a sério, além de facilitar o trabalho dos catadores (que não é nada fácil ficar no sol separando materiais) estaremos evitando acidentes com os mesmos, imagine se na nossa casa aguem pasou mal e vomitou algo e limpou a boca no papel higiênico e quando no dia de passar o carro do lixo só fisemos juntar tudo e mandar e quando o catador foi pegar algum material no seu saco se corta e se infecta com os restos do vômito da sua sacola.


Devemos pensar não só em se livrar dos nossos materiais mas em também em quem vai pegar nele, e para evitarmos esses tipos de acidentes temos algumas dicas para vocês:

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.



Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados ( como lâmpadas fluorescentes que contêm pequenas quantidades do elemento mercúrio (Hg), substância altamente tóxica. No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano.) e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa (como a do leite se cortar-mos ao meio podemos encaixar as metades ou o recipiente da margarina que tem tampa)para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.


E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?

Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.


CURIOSIDADES: 


    A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.


    Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.


    Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.


    Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.


    Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.


    O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.


    Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.


    Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.


    O vidro pode ser infinitamente reciclado.


Fontes:

http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo

 http://www.slu.df.gov.br/gestao-de-residuos/coleta-seletiva.html

http://www.meiasloa.com.br/newsletter/newsletter-050712/catadores-de-lixo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário