quarta-feira, 4 de junho de 2014

Trabalho de Vik Muníz

Vik no Lixão
Vik começou a desenvolver trabalhos a partir de 1988, que faziam uso da percepção e representação de imagens a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup e outros como o gel para cabelo e lixo. Naquele mesmo ano, Vik Muniz criou desenhos de fotos que memorizou através da revista americana Life. Muniz fotografou os desenhos e a partir de então, pintou-as para conferir um ar de realidade original.

Em 2010, foi produzido um documentário intitulado Lixo Extraordinário, sobre o  trabalho de Vik Muniz com catadores de lixo de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro. A filmagem recebeu um prêmio no festival de Berlim na categoria Anistia Internacional e no Festival de Sundance. Tendo como cenário o atordoante aterro sanitário do Jardim Gramacho, que recebe cerca de 70% do lixo do Rio de Janeiro, o documentário conta o envolvimento do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável. O encontro teve inicio com a iniciativa do próprio artista, que nasceu em uma família de operários na periferia de São Paulo, com o objetivo de retribuir um pouco do que ele conquistou na sua vida e carreira. 
Obra de Vik



Obra de Vik

















Com este documentário percebamos que o "lixo" que sai da nossa casa , não é necessariamente um lixo, apenas nós não conseguimos dar um destino a essas coisas, mas devemos ter o pensamento de que só porque não conseguimos dar um destino a esses materiais, devemos menosprezar aqueles que conseguem fazer isso, pelo contrário devemos nos alegrar, pois se não existisse esse tipo de pessoas o mundo estaria muito pior (em relação a poluição) do que já está.

Premiações : 



Festival de Sundance - prêmio do público para o melhor documentário internacional, em 30 de janeiro de 2010
Festival de Berlim - prêmios da Anistia Internacional e do público, na mostra Panorama do festival, em 20 de fevereiro de 2010.

Oscar - indicado para o prêmio melhor documentário, em 25 de janeiro de 2011.

Onde encontrar o documentário na internet:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário